O que é a floresta?

0 Comments »

Florestas formam um biócoro com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:

Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.

As florestas plantadas são aquelas implantadas com objetivos específicos, e tanto podem ser formadas por espéciesnativas como exóticas. Este é o tipo de florestas preferido para o uso em processos que se beneficiem da uniformidade da madeira produzida, como a produção de celulose ou chapas de fibra, também chamadas de placas de fibra, por exemplo. Assim como as culturas agrícolas, o cultivo de florestas passa pelo plantio, ou implantação; um período decrescimento onde são necessários tratos culturais (ou silviculturais) e um período de colheita.


Fonte wikipedia

Como prevenir os incendios?

0 Comments »

Como fazemos todos os anos, e nunca é demais lembrar, deixamos-lhe alguns conselhos e medidas preventivas e de protecção.

Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitos acontecem por descuido humano. Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior, por isso a atenção e o cuidado a ter também deverem ser redobrados.

Quem mora junto a uma área florestal deve limpar o mato à volta da sua habitação; separar as culturas com faixas de contenção (por exemplo um caminho); guardar, em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis; afastar da madeira, papel, roupa ou outros materiais combustíveis, as velas e candeeiros a petróleo ou a gás; e nunca deixar as crianças sozinhas em casa e fechadas à chave, muito menos deixá-las brincar com fósforos ou isqueiros.

Por outro lado, deve ter-se sempre à mão algo com que possa extinguir um foco de incêndio (extintor, mangueiras, enxadas, pás); um rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros e sapatos fortes e isolantes do calor.

Apesar de poder parecer exagerado, não custa nada preparar e treinar com a família um plano de evacuação de casa, marcando um ponto de encontro, ou um modo de contacto, para evitar ficarem separados durante um incêndio.

Num passeio pela floresta também há cuidados básicos que não custa lembrar, como não deitar fósforos ou cigarros para o chão, nem pela janela do automóvel e levar uma refeição previamente preparada, para não ser necessário acender fogueiras. No caso em que seja mesmo necessário acender uma fogueira, é preciso que seja nos locais próprios, depois de remover as folhas secas; de colocar um circulo de pedras em redor do fogo; de molhar bem o local à volta; colocar por perto um recipiente com água; e vigiando atentamente a fogueira. Depois deve apagar-se muito bem, com água e terra, não devendo nuca fazer-se fogueiras em dia de muito vento. Importante também é deixar tudo limpo, não deixar lixo nem garrafas na floresta.

0 Comments »