0 Comments »
Amieiro


O amieiro surge por todo o país, ao longo dos cursos de água e zonas húmidas em geral, suportando também terrenos um pouco mais secos. Pode atingir os 25m de altura, dá uns pequenos frutos que parecem as pinhas de algumas resinosas.
Como esses frutos se aguentam durante bastante tempo na árvore, ajudam a distinguir o amieiro das outras árvores ribeirinhas. As raízes do amieiro, contêm micro organismos capazes de absorver o azoto da atmosfera, o que aumenta a fertilidade do solo. Em contrapartida estas árvores são muito sensíveis à poluição atmosférica. A madeira de amieiro é fácil de trabalhar e polir, antigamente era muito utilizada para fazer tamancos, mas hoje usa-se mais em utensílios domésticos (garfos, Colheres) e objectos decorativos.

Choupo


O Choupo cresce com grande rapidez. Têm porte elevado, atingindo por vezes mais de 30m de altura, dá-se mal com a sombra e são capazes de ocupar em pouco tempo terrenos abandonados. Em Portugal pode-se encontrar com maior frequência as seguintes espécies de choupos:
Choupo-Comum ou Choupo Negro - Encontra-se muitas vezes ao longo de cursos de água, borda de campos cultivados, caminhos e estradas. No Minho é muito utilizado como suporte paras as vinhas de enforcado. A copa é grande e aberta para os lados, as suas folhas são largas. O tronco é alto e grosso e a casca acinzentada. A madeira usa-se no fabrico de caixas e artigos domésticos.

Choupo Branco - Costuma ter um porte maior que o anterior. O tronco é cilíndrico e menos ramificado. Encontra-se com bastante frequência em parques e jardins. Por vezes é erradamente chamado de Faia Branca. Gosta de terrenos frescos e húmidos, quase sempre junto a rios e ribeiros. É uma árvore elegante, e ideal para alinhamentos, tal como algumas variedades de choupo negro. A sua madeira é de melhor qualidade do que a dos outros choupos.

0 Responses to " "

Enviar um comentário