Árvore da semana

0 Comments »
Amendoeira


A amendoeira, Prunus dulcis (antes classificada como Prunus amygdalus, ou Amygdalus communis) é uma árvore de folha caduca da família Rosaceae. A semente do seu fruto é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa. Apesar do termo amêndoa se referir ao fruto da amendoeira (Prunus dulcis), usualmente ele também é referido a sua semente, ou mesmo às sementes de outras variedades de amendoeiras.

Distribuição geográfica:

Em Portugal, é frequente na região do Douro e no Algarve.

De tais sementes são extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais e muito utilizados na indústria de cosméticos.

Origem:

A amendoeira (Amygdalus communis L.) é cultivada desde a Antiguidade na Ásia e foi introduzida na Europa pelos Gregos nos séculos V e VI a. C.

Adaptação:

Adapta-se a quase todos os tipos de solos, mas apresenta um maior desenvolvimento vegetativo nos de textura franca ou ligeiramente arenosos com cálcio e profundos. Vegeta em terrenos pedregosos, onde as camadas de pedra alternem com camadas de terra para que as raízes possam penetrar, o que favorece a resistência à secura. Relativamente ao clima, esta espécie resiste às fortes geadas de Inverno, às altas temperaturas de Verão e às secas prolongadas. Prefere os locais arejados, não devendo ser plantada em vales, mas em encostas abrigadas dos ventos frios. É sensível às geadas tardias da Primavera.

Propagação:

Pode ser feita por sementes ou por enxertia, que é a mais recomendável.

Utilização:

A amendoeira é utilizada, em alguns países, em cruzamentos com outras espécies do gênero Prunus, principalmente visando à obtenção de porta-enxertos para pessegueiros, nectarineiras e ameixeiras. A amêndoa tem lugar na gastronomia portuguesa, principalmente na doçaria. Das amêndoas são também extraídos óleos e essências, possuidores de propriedades medicinais e muito utilizados na indústria de cosméticos. Apesar da comercialização de frutos secos em Portugal ser ainda uma actividade económica estável, a região do Douro tem visto o amendoal ser abandonado, uma das consequências do abandono agrícola generalizado. É assim importante apostar na valorização da amendoeira e dos seus produtos.



Na proxima semana iremos falar do pinheiro manso

0 Responses to "Árvore da semana"

Enviar um comentário