O potencial energético da floresta portuguesa

0 Comments »
O aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos é encarado não só como um instrumento de luta contra incêndios e contra a redução de GEE, como é um factor positivo para oportunidades de negócio em diversas fileiras, para o desenvolvimento económico e criação de emprego em zonas rurais, para a redução da dependência energética e contribuição para o mix energético.
A floresta portuguesa cobre cerca de 38% do território. Esse valor demonstra claramente o potencial da Biomassa sólida em Portugal.
A limpeza das matas é um factor de prevenção contra incêndios e o produto obtido pode ter finalidades energéticas de interesse considerável. Com essa lógica, foi definido em Resolução de Conselho de Ministros (RCM nº 63/2003) a meta de 150 MW de potência instalada com origem em biomassa florestal, até 2010.
Com o objectivo de cumprir a meta, o Governo lançou, em Fevereiro de 2006, um concurso para atribuição de capacidade de injecção de potência na rede do Sistema Eléctrico de Serviço Público (SEP) para energia eléctrica produzida em centrais termoeléctricas a biomassa florestal, totalizando um valor de 100 MW.

/
O recurso
Os distritos com maior área florestal são os distritos vizinhos da:
¸ Zona centro do país: Castelo Branco, Portalegre e Santarém, totalizando 28% da área florestal;
¸ Zona sul do país: Évora, Setúbal e Beja, totalizando 31% da área florestal
Na realização do fórum “Energias Renováveis em Portugal” foi efectuada uma avaliação do potencial disponível da biomassa florestal, que foi avaliado numa quantidade anual de 2 milhões de toneladas.

Avaliação do máximo potencial eléctrico possível
Para os 2 milhões de toneladas corresponde um potencial máximo da energia eléctrica de 2.1 TWh e uma potência a instalar de 264 MWe. Caso fosse possível atingir esses valores energéticos, a biomassa florestal representaria entre 8 a 9 % da electricidade renovável produzida em 2010, isto é, 3 a 4 % de toda a electricidade produzida.

Avaliação dos resíduos florestais qualitativos disponíveis em cada distrito
Certos resíduos podem ser difícil de obter ou explorar. Assim, para uma análise da quantidade disponível dum recurso florestal com maior teor qualitativo, não foram considerados: as espécies de composição misto dominado, os matos, biomassa provenientes de áreas ardidas, carvalhos, castanheiros, outras folhosas e outras resinosas - considerando um total de 87% da área florestal.
Dessa forma, pode-se avaliar o verdadeiro potencial de cada central termoeléctrica a biomassa, visto que as situações não consideradas podem ter efeito na redução do binómio eficiência / custo do funcionamento global da central, na redução da produção energética da central (baixo PCI) e/ou por acarretarem uma exploração difícil dos terrenos (maior custo).
Os valores das densidades florestais para os diferentes povoamentos, calculados a partir dos dados do IFN, foram extrapolados para todo o País. A estimativa dos resíduos florestais anuais para cada região é apresentada no quadro 2.
O resultado obtido para a potência foi de 134 MWe e para a energia eléctrica de 1,1 TWh. Esses valores calculados dão uma ideia da potência e energia que, com uma exploração mais fácil e menos custosa, se consegue obter.

Fonte: quercus

0 Responses to "O potencial energético da floresta portuguesa"

Enviar um comentário