Carvalhos

0 Comments »

Carvalho português

O carvalho-português, carvalho-cerquinho ou cerquinho (Quercus faginea) é uma árvore comum em Portugal.

O carvalho-português tem folhas caducas (essencialmente com espinhos). Assim como os demais carvalhos, produz a bolota ou landra como fruto, que é usada como alimento por lacaios e esquilos, mas actualmente considerada própria ou pouco agradável para consumo humano apesar de existirem receitas em que ainda é utilizada. Nos primeiros dias, as bolotas aparecem como grandes botões fechados mas ao longo do tempo tomam uma cor verde-claro; vão secando, depois caem para o solo para germinarem novos carvalhos.

Carvalho negral

O carvalho negral é uma espécie atlântica, que prefere uma atmosfera húmida e uma quantidade média de humidade n o solo. No entanto, é susceptível de viver em condições mais desfavoráveis, como sucede no leste de Portugal, onde os verões são bastante secos.

A maior área de carvalho negral presente em Portugal está localizada a norte do Rio Douro, na Região de Trás-os-Mont montes e Alto Douro, sendo o ecossistema da Serra da Nogueira onde está mais representado.

O carvalho negral é no estado adulto, uma bela árvore que atinge, ou mesmo ultrapassa, 25 m de altura, com um tronco com 1 m de D. A. P., às vezes mais.

Em novo, o carvalho negral apresenta uma copa ovóide, com pernadas ascendentes. Em adulto, as pernadas tornam-se patentes e geralmente constituem uma copa ampla, arredondada por cima.

É frequente ver-se contestada a rectidão do tronco nesta espécie, todavia, a tortuosidade de muitos troncos não é uma característica específica mas sim a consequência do tratamento a que estas árvores vão sendo submetidas. E, com efeito, todos os carvalhos negrais, novos ou adultos, que cresceram livremente, têm um fuste bem defindo e erecto

O sistema radicular do carvalho negral possui numerosas raízes laterais, do tipo raiz pastadeira, as quais têm a fa culdade não só de se alongar muito como também de emitir numerosos rebentos, que constituem um muito eficiente modo de propagação vegetativa da espécie.

O fruto é do tipo designado glande, lande ou bolota. A glande do carvalho negral é bastante variável, podendo ser el ipsóide, cilíndrica ou subglobosa, arredondada no cimo e de cicatriz basilar bastante grande, plana ou mais ou menos convexa. Em nova, a glande é verde, passando a castanho claro na maturação.

0 Responses to "Carvalhos"

Enviar um comentário