Oliveira Brava

0 Comments »

A oliveira-brava, popularmente também conhecida como oliveira-da-rocha ou zambujeiro.

As oliveiras selvagens distinguem-se das variedades cultivadas, por ter a folha mais curta e dura e por produzir frutos mais pequenos que a azeitona vulgar. O fruto apresenta-se como uma drupa, pouco carnudo, elipsóide e preto.

Apresenta-se como um arbusto ou pequena árvore de até 2,5 metros de altura, ramoso, glabro com folhas opostas, oblongas a linear-lanceoladas, de 1 a 10 centímetros de comprimento, coriáceas, subsésseis de cor verde-acinzentadas.

O crescimento é relativamente lento, passando por um período improdutivo de quatro anos. Em condições favoráveis, dá fruto no seu quinto ano de vida, desenvolvendo-se completamente aos 20 anos. O seu período de maturidade e de óptima produção decorre entre os 35 e os 150 anos. A partir desta idade a produção da oliveira torna-se irregular o que provoca o seu envelhecimento.

São árvores nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo.Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira. Esta planta aparece também na ilha do Porto Santo e nas ilhas Desertas. No entanto, é uma espécie que se encontra frequentemente nos bosques, sebes e terrenos pedregosos e secos do nosso Portugal.


A partir da flor forma-se depois da polinização o fruto: a Azeitona. Dos seus frutos, extrai-se o azeite. Este óleo pode ser empregado na alimentação ou como combustível.


0 Responses to "Oliveira Brava"

Enviar um comentário