0 Comments »
Importância da floresta em Portugal

A floresta portuguesa ocupa 3.3 milhões de hectares, o que corresponde 38% do território nacional. Segue-se 33% com ocupação agrícola e 23% com áreas de incultos. O potencial de crescimento da área arborizada é de cerca do dobro caso sejam aproveitadas as áreas de incultos e improdutivos.

Os bens produzidos (papel e cartão, pasta de papel, cortiça, madeira e produtos de resina e mobiliário) pela via de actividade florestal sustentam uma importante e integrada cadeia industrial, baseada em recursos naturais. Constitui um forte sector de exportação, envolve um complexo grupo de indústrias processadoras de madeira, indústrias relacionadas com outros produtos que não madeira (cortiça e derivados de resina), representando cerca de 4500 unidades industriais, que dão emprego directo a cerca de 100 000 pessoas, sendo assim, uma área importante da nossa economia. Porque acham, que apesar de haver poucos equipamentos disponíveis para combater os fogos, eles existem, porque faz parte da nossa economia, porque quando algo não faz parte do bolo económico esquece, o caso do naufrágio do barco Luz do Sameiro onde os 6 homens, pescadores também, mas homens primeiro morreram a 20 metros da praia, é exemplo disso e mais aconteceram (como foi possível). Mas deixando as deficiências do nosso regime capitalista, voltemos à importância das florestas em Portugal.

Portugal no contexto europeu e mesmo internacional é um país especializado no sector florestal, gerindo um importante contributo para o PIB (Produto Interno Bruto – representa a soma de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região e durante um determinado período), que é maior que a média europeia. De acordo com a Direcção – Geral dos Recursos Florestais (DGRF), o sector florestal contribui com 3,2 % para o PIB, representa 12% do PIB industrial e vale 11% das exportações totais portuguesas.

O sector florestal cria 165 mil empregos directos, envolve um emprego total (directo e indirecto) de cerca de 260 mil postos de trabalho, reúne mais de 400 000 proprietários e gera, no seu conjunto, aproximadamente, 3% do valor acrescentado bruto da economia.

Actualmente a importância dos serviços ambientais da floresta é reconhecido em todo o mundo. Para além da produção, a floresta é encarada como um importante ecossistema para a exploração de outras oportunidades como, por exemplo, a captura de carbono, o turismo, a caça ou pecuária.

Fonte talequalreverse.blogs.sapo.pt

0 Responses to " "

Enviar um comentário